Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2025 07 25 at 16.01.19Ainda não foi dessa vez que o Conselho Universitário aprovou a nova norma para as progressões e promoções dos professores. O tema estava na pauta da última reunião do Consuni, realizada na manhã de quinta-feira, 24. A decisão, no entanto, foi adiada porque o Conselho de Extensão, CEU, pediu a inclusão de ajustes na avaliação das atividades da área exercidas por cada docente. O pedido ocorreu na véspera do Consuni e os conselheiros concluíram que o tema deveria retornar para a Comissão de Legislação e Normas, CLN.
É a terceira vez que o assunto entra e sai de pauta. No Consuni do dia 12 de junho, houve solicitação de vistas do processo pelo professor Habib Montoya, representante de Macaé. Já na reunião de 10 de julho, os conselheiros decidiram que o parecer com as sugestões do docente fosse apreciado pela CLN.
A revisão da resolução tem como base uma decisão judicial favorável à AdUFRJ, do fim de 2023, para o retorno das chamadas progressões múltiplas. Ou seja, o texto do colegiado vai formalizar nas regras internas o que a sentença já garante: que o docente possa subir mais de um nível na carreira, se tiver mais de um interstício de trabalho para ser avaliado.
Mas há margem para outros aperfeiçoamentos. A AdUFRJ tem se empenhado para incluir na nova resolução a desburocratização dos processos internos de avaliação. “A AdUFRJ defende que documentos de conhecimento da universidade não precisem ser apresentados no processo de progressão”, argumenta a presidenta do sindicato, professora Mayra Goulart. “E que cada unidade determine quais documentos comprobatórios realmente importantes são necessários”.
Hoje, dependendo da unidade, até a portaria de admissão na universidade é requisitada para professores que já estão em níveis próximos ao topo da carreira. Ou seja, há Associados 4 precisando provar que estão na universidade há 20 anos.

MUDANÇA NO CALENDÁRIO
WhatsApp Image 2025 07 25 at 16.01.19 6O fim do segundo período letivo dos cursos de graduação será em 20 de dezembro. O Consuni aprovou o novo calendário acadêmico e estendeu as aulas em uma semana em virtude do feriado do BRICS e recessos. Não haverá mudança apenas para os cursos da Faculdade de Medicina do Rio e da Medicina e da Enfermagem de Macaé, que já possuem uma duração maior. O cronograma do Colégio de Aplicação ainda está sendo discutido. O próximo Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) vai avaliar eventuais mudanças nas datas da pós-graduação.
O professor Carlos Riehl, representante dos Associados do CCMN, recomendou que o calendário de 2026 seja discutido e aprovado até novembro, quando os servidores fazem a marcação de férias. “As pessoas têm que programar suas férias. E a gente não pode prever quando tirar férias se não sabemos quando vão começar as aulas”, ponderou.

BIBLIOTECA INTERDITADA
Mais um problema causado pela precária infraestrutura da UFRJ. Decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, o professor Flávio Martins informou que a biblioteca Eugênio Gudin está interditada. Após infiltrações causadas por chuvas, verificou-se o risco de desabamento de parte do teto do espaço, localizado no Palácio Universitário, na Praia Vermelha. A previsão é que as intervenções necessárias para a segurança dos usuários sejam realizadas até 3 de agosto.

NOVO PRÓ-REITOR
DE GOVERNANÇA
Fernando Peregrino é o novo pró-reitor de Governança da UFRJ, substituindo a professora Claudia Cruz. O nome foi aprovado no Consuni do dia 24.WhatsApp Image 2025 07 25 at 16.01.19 5 Atendendo a um convite do reitor Roberto Medronho, o engenheiro levará para uma das áreas mais sensíveis da gestão a vasta experiência adquirida em diversos cargos administrativos: na Faperj, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do estado, na Finep e na Fundação Coppetec.

NOVA REVISTA DO CCS
A decania do Centro de Ciências da Saúde lançou, dia 14, a segunda edição da Revista do CCS. Produzida pela Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica (Ascom/CCS), com apoio da Gráfica UFRJ, a revista aborda temas como inclusão e acessibilidade, educação para o futuro, pós-graduação, saúde única e biodiversidade. “Estamos muito contentes. A revista conta um pouco da história e do que está acontecendo no Centro de Ciências da Saúde”, disse o decano, professor Luiz Eurico Nasciutti. A publicação está disponível no site do CCS.

PESAR PELOS ALUNOS DA UFPA
Vários conselheiros manifestaram pesar pelo falecimento dos alunos da Universidade Federal do Pará que se dirigiam para o Congresso da UNE, em Goiânia (GO). O ônibus que levava os estudantes sofreu um acidente na rodovia BR-153, na altura da cidade goiana de Porangatu, na madrugada do dia 16. Uma carreta invadiu a contramão e atingiu o veículo da universidade.

SIAC EM SETEMBRO
A Semana de Integração Acadêmica (SIAC) será realizada entre os dias 22 e 26 de setembro.

TESES EM TRÊS MINUTOS
WhatsApp Image 2025 07 25 at 16.01.19 7Estão abertas as inscrições para o concurso 3MT – 3 Minutos de Tese, voltado para pesquisadores de doutorado. Promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) da UFRJ, o 3MT é uma competição acadêmica em que estudantes de Doutorado da instituição apresentam sua tese em apenas três minutos, usando uma linguagem acessível para o público não especializado.
O objetivo é desenvolver habilidades de comunicação e permitir que os pesquisadores expliquem a importância de suas pesquisas de forma concisa e clara. “Esse 3MT vai permitir que nossos doutorandos sejam mais ouvidos, mais reconhecidos”, afirmou a coordenadora do FCC, professora Christine Ruta.
As inscrições vão até o dia 22 de agosto. Haverá prêmio de R$ 5 mil aos primeiros colocados. O edital e o formulário de inscrição podem ser acessados na página do Fórum de Ciência e Cultura ou da PR-2.

Topo