facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

07WEB menor1141Acessível, eficiente contra o coronavírus e com respeito ao meio ambiente. Pesquisadores da Coppe desenvolvem um tecido antiviral para máscaras, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
“A iniciativa surgiu a partir de uma rede criada em um edital da Faperj, a Rede Fluminense para a Pesquisa e Desenvolvimento de Nanomateriais e Nanobiosistemas”, explica a professora Renata Simão, coordenadora do Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ, onde o tecido está sendo produzido. “Com o surgimento da pandemia, nossa ideia foi juntar as diferentes competências que existem dentro dessa Rede”.
O projeto, denominado “Tecidos Hidrofóbicos e Ativos para Substituição do TNT Hospitalar”, e a rede de pesquisa são coordenados por Carlos Achete, professor Titular da Coppe cedido ao Inmetro. “Eu sempre defendi que a universidade não pode viver somente de pesquisa aplicada. A universidade precisa criar ciência através da pesquisa básica”, pontuou Carlos. “Hoje, a questão é juntar o que nós temos de conhecimento, colocar isso no tecido, e verificar a eficácia”.
Carlos, especialista em Metrologia de Materiais do Inmetro, ressaltou a união de esforços. “No Inmetro, nós produzimos óxido de zinco em nanopartículas, que possuem esse efeito antivirológico”, disse. O Departamento de Química da PUC-Rio aplica as nanopartículas de carbono, o que tornará as máscaras altamente hidrofóbicas. Ou seja, capazes de evitar a penetração de micropartículas de água contaminadas com o vírus.
07aWEB menor1141Fotos: Divulgação CoppeA junção desses elementos torna possível uma máscara mais segura, sem grande redução da respirabilidade. “Se juntarmos a técnica de recobrimento de tecidos com as propriedades antimicrobianas das nanopartículas, podemos ter uma barreira física que evite a penetração do vírus, e uma segunda camada protetiva para que ele seja desativado o mais rápido possível”, afirmou Renata.
O material desenvolvido não se limita à produção das máscaras. “Estudamos usar esses recobrimentos também em outros filtros, como o de ar-condicionado”, acrescentou a pesquisadora. O aparelho tem sido apontado como um condutor do vírus. “Mesmo em filtros de carro, ou em filtros de outros tipos de máscara, isso pode ser um produto diferenciado no mercado”.
O laboratório da Coppe conta com Audrey Costa, estudante de Nanotecnologia com ênfase em materiais, que passou a integrar o projeto como iniciação científica. “A máquina que eu opero é para a produção de amostras. Eu produzo os recobrimentos, e depois a gente leva para as análises”, disse.
Audrey explica parte da ciência por trás do tecido. “Depositamos átomos ionizados de um determinado material sobre o tecido, fazendo assim o recobrimento”, esclareceu o estudante. O objetivo é testar a capacidade hidrofóbica do material. Contudo, diferentes materiais podem ser usados em diferentes tecidos para gerar essa camada impermeável. “Pode haver tanto uma variação do tecido quanto do material que a gente usa”
Preocupados com o descarte excessivo de produtos plásticos devido à pandemia, os pesquisadores evitam o uso de polímeros sintéticos. “Nossa meta são o algodão e o papel. Assim, tanto a máscara de muito uso quanto a descartável serão biodegradáveis, sem agredir tanto a natureza”, destacou Renata.

SEM PATENTE
Além da forte pegada ambiental, os cientistas reforçam a necessidade de oferecer um produto de qualidade, com eficácia comprovada cientificamente, mas que seja aberto e acessível. “Não vamos requisitar patente”, afirmou Carlos. “Confiamos que o material vai estar no preço do mercado de uma máscara de algodão comum, talvez apenas 20 ou 30% mais cara, mas nada exorbitante”, declarou Renata
Os trabalhos começaram em julho, mas a pesquisadora estima que até o fim do ano já haverá uma produção contínua das máscaras. “Estamos querendo certificar a máscara em dois a três meses. Com ela certificada, faremos uma produção inicial, para doação, e então conseguiremos uma empresa que encampe a ideia”, finalizou.

Topo