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08WEB menor1141Tradição e inovação marcaram a semana de comemoração dos 172 anos da Escola de Música, entre 10 e 15 de agosto. O aniversário contou com debates e concertos virtuais em homenagem a grandes nomes da instituição, a mais antiga do gênero no país. Três expoentes da música brasileira foram homenageados: o pianista Henrique Oswald (1852-1931) e os compositores Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Ernani Aguiar.
“Foi uma forma de mostrar e resgatar a produção desses mestres que tiveram atuação, inclusive, como gestores da Escola de Música, antes de ela fazer parte da UFRJ”, contou o diretor Ronal Silveira sobre a escolha de Oswald e Nepomuceno. O regente titular da Orquestra e professor da UFRJ, Ernani Aguiar, completou a lista por fazer 70 anos em 2020. “Achamos que era uma boa oportunidade de homenageá-lo, também como compositor e colega da casa”, explicou.
Apesar da longevidade, a Escola não é uma instituição velha ou ultrapassada, afirmou o diretor. “Esse momento de pandemia mostra que a Escola se renova, se adapta e procura apontar novas direções, especialmente travando diálogos com outras universidades e ouvindo também as instâncias da UFRJ”, observou Ronal.
08bWEB menor1141Uma dessas trocas de ideias ocorreu logo na primeira noite da semana, quando diretores de outras escolas de música federais foram convidados a falar sobre a situação dos cursos na pandemia e no período posterior. “Para além de todas as contingências que a pandemia nos trouxe, uma das mais cruciais foi evidenciar de forma muito cristalina os problemas que já temos no dia a dia”, destacou o diretor da Escola de Música da UFBA, João Mauricio Brandão. “É uma realidade de muitas escolas de música nas universidades federais se abrigar em prédios com muitas limitações e dificuldades”, lamentou. “Se as instalações já são problemáticas em condições normais, nessa condição de pandemia e isolamento o problema aumenta exponencialmente”, afirmou.

ADESÃO INTEGRAL AO PLE
Com todas as dificuldades, a Escola de Música da UFRJ já se preparava para o ensino remoto há 08aWEB menor1141meses, contou o diretor. “Antes de começar o PLE, já estávamos atuando bastante de forma remota”, disse. “Quando a gente entrou na situação de pandemia, procuramos imediatamente manter o contato com os alunos em atividades extracurriculares”, completou Ronal, que montou uma comissão para oferecer suporte técnico aos professores que quisessem fazer o atendimento online de forma mais organizada.”Isso facilitou muito para o semestre que começa agora, em que a adesão dos professores foi de 100%”, afirmou.

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