facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 01 27 at 20.18.54IGOR VIEIRA

Para pegar um saci, diz a lenda, é preciso levar uma peneira e uma garrafa com rolha a um redemoinho. Já no xadrez folclórico criado pela designer Ana Beatriz Oliveira, o objetivo é usar um exército de curupiras, boitatás, mulas sem cabeça e outros mitos para colocar em xeque o personagem de cachimbo, que encarna o rei.

As peças moldadas em resina que ilustram esta página fizeram parte do trabalho de conclusão de curso da ex-aluna de Desenho Industrial - projeto de produto, da Escola de Belas Artes. A proposta é ensinar a cultura popular nas escolas, além de estimular a cognição e o raciocínio nas crianças. “O folclore é lúdico. É ensinado até por vídeo, mas por contato físico é melhor. As pessoas aprendem por meios diferentes por terem inteligências diferentes”, afirma Ana Beatriz.

O jogo vem acompanhado de um livreto, em que a história de cada personagem é contada e relacionada com a peça de xadrez e seu movimento no tabuleiro. Um exemplo é o Boitatá que, em sua forma de tronco, acabou associado à Torre. Com dois pares de olhos para proteger as florestas, ele pode se movimentar em duas direções, assim como a peça do xadrez tradicional. Além do Boitatá, os personagens são: Mula sem Cabeça (cavalo), Curupira (peão), Boto Cor de Rosa (bispo), Cuca (rainha) e o rei Saci. É um aprendizado que percorre várias casas.

“O ensino atual não contempla todos os meios, como, por exemplo, aquele das crianças com déficit de atenção. O livreto com a história também é muito importante”, defende Ana Beatriz, que fez o projeto voltado para as escolas públicas.WhatsApp Image 2023 01 27 at 20.18.54 2

A motivação para o trabalho final resultou de um conjunto de interesses de sua trajetória. “Quando criança, eu gostava de assistir ao Sítio do Picapau Amarelo. Na escola, fiz aula de xadrez e participei de campeonatos. Durante a pandemia, tive aula de modelagem 3D na UFRJ”, explica Ana. “Foi uma união de coisas que me interessavam, que têm propósito e sentido”.

O orientador do projeto, professor Hugo Backx, destaca o recorte social do tema.“Durante o TCC, orientei que trabalhássemos focados no ensino, principalmente em escola pública. Sabemos a dificuldade que elas têm de conseguir equipamento, livro, material”, afirma.

Backx também chama a atenção para o cuidado na elaboração do jogo. “O boto estava muito liso, no início”, exemplificou. “No design, temos uma preocupação com a coerência formal. Uma peça não poderia destoar da outra: uma ser muito detalhada; outra, muito simples”.

A preocupação de Ana Beatriz com o folclore e a cultura popular foi ressaltada pelo professor. “Muitas crianças conhecem os X-Men, nada contra, mas não conhecem Mauricio de Sousa, Ziraldo, nosso folclore”, afirma. “A cultura é um resgate. Se não mantivermos acesa, perdemos. A cultura e o conhecimento são amplos. Não pode haver ditadura. Não podem prevalecer uns sobre os outros”.

WhatsApp Image 2023 01 27 at 20.18.54 1O professor Andriolli Costa, do curso de jornalismo da UERJ, pesquisa cultura popular e explica por que esse conhecimento não pode ser colocado em xeque. “Através da cultura popular, nós descobrimos a própria história do Brasil. Achamos que essas histórias são sobre monstros, mas são sobre nós. Investigando a história das tradições, falamos de racismo, misoginia, resistência”.

VIRALIZOU
O TCC foi defendido em março de 2022, mas o xadrez folclórico viralizou esta semana. Andriolli, ativo nas redes sociais, compartilhou as fotos do trabalho em suas postagens. Apenas no Twitter, o post teve 85 mil curtidas e quase 10 mil compartilhamentos. Nos 778 comentários, muitas pessoas se interessaram em comprar e elogiaram a ideia.

“Eu decidi criar um instagram para o jogo, o @xadrezfolclorico, porque muitas pessoas querem comprar, mas ainda vou demorar a começar a fazer as encomendas. Tem gente querendo para colecionar ou para dar de presente”, diz Ana Beatriz, admitindo que foi pega de surpresa. “Vejo como uma oportunidade de usar a parte dos lucros para escolas que não têm como comprar. Para escolas que têm condição, vou fazer um jogo com preço especial”. De fato, uma jogada de mestra.

Topo