facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 05 17 at 19.58.14A votação para a diretoria do sindicato nacional registrou números inferiores à eleição de 2018, a última antes da pandemia — em 2020, com o pleito virtual, houve uma queda de quatro mil votantes. O colégio eleitoral encolheu de 69.152 há cinco anos para 64.914 de agora. O comparecimento às urnas também apresentou uma ligeira diminuição: de 16.887 para 16.351. A situação contrasta com a crescente participação dos professores da UFRJ.

“A opção da diretoria do Andes em manter um discurso sectário e radical e uma metodologia apartada da vida do professor acaba afastando progressivamente a categoria”, afirmou a vice-presidente da AdUFRJ, professora Mayra Goulart. “Este sindicalismo tradicional, misturado com o sectarismo de partidos e movimentos de extrema esquerda tem como resultado o desinteresse dos professores pela participação no Andes”, completa.

Se o panorama nacional inspira preocupação, a votação na maior federal do país é motivo de celebração. Desde 2014, o quórum só faz crescer: foram 307 votantes em 2014; 456 em 2016; 542 em 2018; 762 em 2020 (no virtual); e 771 neste ano. Também considerando 2018 como ano-base, um crescimento de 42,25%. “A AdUFRJ, ao contrário da diretoria nacional, já há algumas gestões tem feito um movimento de aproximação com a categoria”, continuou Mayra.

A ideia é dialogar com o máximo de colegas, não apenas com os militantes. “Uma aproximação com os reais interesses do professor ‘comum’, que tem a ver com dar aula, fazer pesquisa e extensão. Ao se aproximar desse professor ‘comum’, a AdUFRJ gera uma identificação que expande a participação”, afirmou a vice-presidente.

Isso não quer dizer que está tudo bem. “Claro que encontramos entraves à sindicalização. No mundo inteiro, os sindicatos estão perdendo filiados. Mas a gente está conseguindo expandir a participação daqueles que já estão filiados e estamos nos esforçando para aumentar o número de filiados”, concluiu.

Presidente da AdUFRJ e da comissão eleitoral local, o professor João Torres também celebrou os 771 votantes, mas reforçou a necessidade de o Andes adotar uma forma de votação virtual. “O quórum poderia ser muito maior”. O modelo, porém, precisa ser bem mais simples que o da eleição do Andes de 2020, durante a pandemia. “Naquele ano, o professor precisava acessar uma sala do Zoom com a câmera ligada para provar que era ele e só aí recebia um link para votar. Foi muito complicado”, critica. O presidente acredita que a simplificação facilitaria a participação dos aposentados menos acostumados com as novas tecnologias. “Além disso, quando a pessoa se aposenta, às vezes, ela se muda para uma cidade distante da universidade e não tem disponibilidade para viajar só para votar”.

WhatsApp Image 2023 05 17 at 20.01.02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APURAÇÃO NACIONAL
CONFIRA AQUI o mapa de apuração nacional. A chapa 1 venceu em 48 seções eleitorais; seguida pela chapa 3, com 34; e a chapa 2, com 13. Houve apenas um empate entre as chapas 1 e 3 na Associação de Docentes da Universidade Federal do Sul da Bahia (2 votos para cada).

Topo