facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2024 01 26 at 13.26.30A plataforma de criomicroscopia eletrônica do Cenabio trabalha em escala nanométrica com imagens de alta definição de moléculas biológicas, tecidos, vírus e células.Renan Fernandes


Dois novos equipamentos de última geração prometem ampliar as possibilidades de pesquisa na UFRJ. O Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio) inaugurou no início de novembro uma plataforma de criomicroscopia eletrônica. Também no fim do ano passado, o Museu Nacional adquiriu um microtomógrafo. Em fase final de testes e calibragem, a expectativa é que as duas máquinas — únicas no Brasil — estejam em pleno funcionamento a partir de fevereiro.
A microscopia eletrônica com criogenia revolucionou o campo da biologia celular e estrutural. A tecnologia permite a obtenção de imagens de alta resolução de moléculas biológicas, vírus, células e até mesmo de tecidos, proporcionando avanços em diversas áreas da ciência, como a medicina, a farmacologia e a biotecnologia.
O professor Kildare de Miranda, vice-diretor do Cenabio e diretor da Unidade de Microscopia Avançada, comemorou a chegada do equipamento, comprado com recursos da Faperj. “Essa técnica se popularizou pelo mundo inteiro e o Brasil estava muito atrás. A gente não tinha essa tecnologia de ponta”, afirmou.
Já o microtomógrafo era um desejo dos professores e pesquisadores do Museu Nacional desde 2016. “Há uma enormidade de possibilidades de uso”, celebra o professor Cristiano Moreira, coordenador do Comitê Gestor dos Laboratórios do Museu Nacional.
Finalmente adquirido com os recursos de uma emenda parlamentar, o aparelho tira sucessivas radiografias do item analisado e possibilita a reconstrução tridimensional através de um programa. O método permite o estudo de peças raras sem a necessidade da utilização de técnicas destrutivas. WhatsApp Image 2024 01 26 at 13.26.30 3O microtomógrafo do Museu Nacional gera modelos tridimensionais de peças do acervo
A digitalização do acervo do Museu fará as peças existirem não apenas no mundo material, mas também no mundo virtual. Existe ainda a possibilidade de reprodução de itens do acervo por meio de impressão em três dimensões a fim de preservar as características originais.
“Pesquisadores que visitam o Museu e pedem material emprestado para pesquisa podem examinar uma imagem digital do objeto de estudo, o que proporciona maior longevidade ao nosso acervo”, apontou Moreira.
Kildare, docente do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, também integra o Comitê Gestor do Museu Nacional e destacou a cooperação entre as diferentes unidades da UFRJ.
“A conversa vai permitir que a gente faça estudos transescala, indo do átomo até o organismo inteiro. Esse microtomógrafo falta ao Cenabio para fazer a ligação entre as escalas de tecidos e de órgãos. Em breve, estaremos na fila do Museu para usar a ferramenta”, completou.

Topo