Há 13 anos, a professora Maria Alice Ferruccio da Rocha, da Escola Politécnica, realiza uma festa junina para seus estudantes. Num dia combinado, ela leva as decorações e algumas comidas. Os alunos se cotizam para levar bebidas, outras comidas e itens para a festa. A aula acontece com um sabor diferente. Os aromas dos pratos típicos dos festejos se misturam com intensas trocas de saberes.
“Percebo que os alunos ficam mais motivados e desenvolvem um maior interesse nas aulas. Eles gostam de participar das atividades do dia do evento, trabalham em equipe e usam a criatividade na montagem da festa”, avalia a professora.
Psicóloga de formação, ela dá aulas de Empreendedorismo e Novos Negócios, Inteligência Artificial, Gerência de Recursos Humanos, Marketing e Psicologia e Sociologia Industrial principalmente para estudantes das engenharias. Mas também frequentam suas aulas alunos da Química, Matemática, Atuária, Psicologia. “São disciplinas que agregam vários cursos. Para alguns, são obrigatórias; para outros, são eletivas, de escolha condicionada ou até livre”, explica a docente.
Natal e Halloween são outras festividades programadas ao longo dos semestres. Fora das datas comemorativas, o cafezinho com bolo das terças-feiras é sagrado.”