Na terceira edição Especial Eleições 2025, o Jornal da AdUFRJ quer saber os planos das chapas para os professores que contribuíram por toda a vida para a construção da universidade e de uma sociedade mais justa. Os aposentados são parcela significativa dos sindicalizados da AdUFRJ: eles são 1.489 professores e representam 41,6% do total de filiados. Veja abaixo as respostas encaminhadas pela Chapa 1 – UFRJ na luta pela Democracia e Conhecimento.
As eleições para a diretoria e Conselho de Representantes serão presenciais e estão marcadas para os dias 10 e 11 de setembro em todos os campi. As inscrições para o CR seguem abertas até o dia 29. Podem se candidatar professores filiados até o dia 12 de maio. Os documentos estão disponíveis a seguir.
Inscrição individual CR 2025-2027
Inscrição chapa CR 2025-2027
Participe!
1. Quais as propostas das chapas para os aposentados?
Para a chapa 1, os docentes aposentados são essenciais para o dia do dia da AdUFRJ e da UFRJ. Atividades acadêmicas tais como aulas, conferências, bancas e mesmo diálogos com ex-alunos e colegas têm enorme importância para o adensamento do conhecimento entre nós.
Ao contrário de outros setores, nas universidades, aposentadoria significa uma continuidade essencial para a acumulação e renovação de saberes e desenvolvimentos científicos.
Por compreender o valor inestimável do docente aposentado, nossas propostas se voltam para a preservação de seu padrão de vida e os estímulos ao bom proveito de um rico legado – vivo e ativo – que vincula passado, presente e futuro.
Propomos:
Lutar pelo aumento real da remuneração, isonomia dos salários, evitando perdas decorrentes de ajustes diferenciados entre regimes de trabalho em todos os fóruns de participação e negociação sobre orçamentos e servidores públicos, incluindo movimentos sociais e conselhos, Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia, Congresso Nacional;
- Valorizar o legado do conhecimento mediante ações e incentivos para assegurar a presença – seja física ou remota, seja mediada por depoimentos e acervos bibliográficos - de docentes aposentados em cursos, conferências e suporte acadêmico para ensino, pesquisa e extensão;
- Ampliar canais para a participação de docentes aposentados em decisões e no cotidiano das ações de natureza científica, cultural e esportiva da AdUFRJ, mediante a realização sistemática de encontros presenciais e remotos;
- Dar continuidade ao acompanhamento realizado pela AdUFRJ do direito de professoras e professores aposentados do Colégio de Aplicação à incorporação do RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) que ainda aguardam a conclusão de processos;
- Manter e diversificar os convênios da AdUFRJ com farmácias, gympass, papelarias, cursos de línguas, clínicas de fisioterapia, entre outros;
- Buscar expandir as opções para adesão a planos de saúde privados com coberturas abrangentes e preços acessíveis.
2. Como inserir os aposentados no dia a dia do sindicato e nas campanhas salariais?
A Chapa 1 se compromete com a abertura de canais presenciais e remotos de participação e consulta permanente aos docentes aposentados em reuniões regulares da AdUFRJ e encontros com os aposentados.
A Chapa 1 considera que os docentes aposentados podem contribuir de maneira decisiva para a valorização da carreira e qualificação do trabalho docente nas campanhas salariais e de recomposição e ampliação do orçamento da UFRJ.
Somos favoráveis aos métodos de consulta eletrônica que permitem a ampliação da inclusão dos docentes em processos decisórios da AdUFRJ.
3. Como combater o etarismo na universidade e defender as condições de trabalho de docentes aposentados que continuam em atividades acadêmicas?
As universidades são por definição espaços para a troca de conhecimentos entre campos científicos, culturais, artísticos e entre gerações. O devido prestígio aos professores aposentados que seguem ativos se expressa em condições adequadas de trabalho, tais como espaços para pesquisas e reuniões e participação em fóruns decisórios. O etarismo é uma antítese para atividades acadêmicas, para as quais são inerentes as consultas às fontes documentais, históricas, aos referenciais teóricos e os debates científicos.
AS RESPOSTAS FORAM ENVIADAS PELAS CHAPAS E PUBLICADAS NA ÍNTEGRA.