facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 05 05 at 14 38 18Foto: Silvana Sá/arquivo AdUFRJA UFRJ foi contemplada em uma chamada do MEC para investimentos nas universidades. Um dos critérios seria a capacidade de empenhar a verba ainda em 2022. A universidade terá R$ 2 milhões para a aquisição de elevadores do Centro de Tecnologia. “Quero colocar a equipe da PR-6 à disposição do CT para que este processo ocorra da forma mais rápida possível”, disse o pró-reitor de Governança, André Esteves. A UFRJ também conseguiu R$ 1,5 milhão para climatizar o novo prédio da Física.

Universidade propõe sete novos cursos de pós para Capes

O Consuni do dia 14 aprovou sete novos programas de pós-graduação. As propostas agora precisam passar pelo crivo da Capes. As comissões de avaliação de cada área farão a análise de mérito a partir de 17 de outubro. Diretor da Coppe, o professor Romildo Toledo comemorou as novas iniciativas. “Mesmo num período de crise tremenda que estamos vivendo, isso mostra a pujança da UFRJ”, disse. “A forma de enfrentar (a crise) é mostrando o que temos a oferecer à sociedade”.

Mudança permite realização de Consuni híbrido

Uma resolução alterou o regimento do Conselho Universitário para permitir a realização de sessões híbridas. Ou seja, com alguns representantes participando por videoconferência. A ideia é facilitar a atuação de conselheiros lotados nos campi de Duque de Caxias e de Macaé, que precisam se deslocar à capital de 15 em 15 dias. O dispositivo também poderá ser usado por quem estiver cumprindo missão de trabalho (ou institucional) fora do município do Rio de Janeiro.

Carlos Aguiar de Medeiros recebe o título de emérito

O professor Carlos Aguiar de Medeiros recebeu o título de emérito da UFRJ, no último Consuni. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, o docente liderou o processo de reestruturação da pós-graduação no Instituto de Economia, criando suas áreas, disciplinas e estrutura curricular. Carlos orientou 24 dissertações de mestrado e oito teses de doutorado, além de ser o autor de mais de 45 artigos em revistas especializadas no Brasil e no exterior, dois livros e 37 capítulos de livro,

Topo