facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 04 20 at 20.21.36As seções sindicais do Andes têm prazo até a próxima terça-feira (25) para definir a composição da Comissão Eleitoral Local (CEL) e enviar os nomes à Comissão Eleitoral Central (CEC) com vistas às eleições do sindicato nacional para o biênio 2023-2025, que ocorrem nos dias 10 e 11 de maio. Mesmo que não haja indicação de representantes das três chapas concorrentes, o funcionamento da comissão local estará garantido, como prevê o Regimento Eleitoral, com nomes sugeridos pela própria seção sindical. Não há também impedimento de que os membros da CEL sejam filiados a outras seções sindicais.
Uma vez definida a comissão local, ela terá até o dia 3 de maio para divulgar as seções eleitorais aos sindicalizados de sua base. Até o dia 9 de maio, as chapas deverão indicar à CEL os nomes dos fiscais para os processos de votação e apuração. Nesta quinta-feira (20), a AdUFRJ iniciou o envio postal do material de campanha das três chapas para seus quase 1.400 sindicalizados aposentados (foto).
É a segunda vez, nos 42 anos do Andes, que três chapas disputam as eleições do sindicato — a primeira foi em 1996. A chapa 1 — Andes pela base, apoiada pela atual diretoria do sindicato nacional, tem como candidato a presidente o professor Gustavo Seferian (UFMG). A chapa 2 — Andes-SN classista e de luta, uma dissidência do atual grupo que controla a entidade, apresenta como candidato a presidente o professor André Guimarães (Unifap). Expressão política do principal grupo de oposição à atual diretoria, a chapa 3 — Renova Andes traz como candidato a presidente o professor Luis Antônio Pasquetti, da UnB.

POLÊMICA
Esta semana, a Chapa 2 divulgou uma carta em que denuncia suposta arbitrariedade por parte da Comissão Eleitoral Central do Andes ao solicitar, no dia 7 de abril, após a homologação das chapas (ocorrida em 15 de março), a substituição da professora Danielle Dias da Costa (UEAP), candidata a 2ª secretária da Regional Norte II. A alegação para a substituição é de que a docente não estaria em dia com suas contribuições sindicais, o que é contestado pela chapa 2, para quem a candidata está em pleno gozo de seus direitos sindicais. Apesar do recurso apresentado pela chapa 2, a CEC confirmou, na terça-feira (18), a decisão de manter a eliminação da professora Danielle.

Topo