facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Por Francisco Procópio

 

WhatsApp Image 2023 05 25 at 19.34.007No dia 30 de maio, a UFRJ inaugura a Inyaga, uma incubadora de negócios de impacto social e ambiental. O projeto é liderado pela professora de Inovação e Empreendedorismo Eliane Ribeiro, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). O Parque Tecnológico é parceiro na iniciativa e vai disponibilizar a estrutura física, mobiliária e de telecomunicações. As empresas serão selecionadas por meio de edital, que será lançado em junho.

Temas como emergência climática, despejo de resíduos e fontes de energias renováveis estão no rol de interesse da incubadora, mas não só. “No edital precisamos considerar empresas que tenham vocação social e ambiental nas suas ações”, explica a professora Eliane.

As empresas selecionadas para a incubadora terão a oportunidade de estabelecer sua sede na Inovateca, localizada dentro do Parque Tecnológico. Nesse ambiente, elas receberão mentorias e apoio especializado para impulsionar suas atividades. “Estar na UFRJ é essencial para o desenvolvimento das empresas participantes e o ambiente ideal para a incubação”, avalia a coordenadora do projeto.

A parceria entre a universidade e a incubadora, na visão da professora da FACC, oferece benefícios para as empresas incubadas e para a própria UFRJ. “A universidade, com seu corpo de técnicos, professores e alunos, possui um grande potencial empreendedor que encontrará na incubadora um ambiente propício para potencializar suas ideias e projetos”, conta. A formação acadêmica do estudante também é impactada. “O aluno desenvolve, além de um lado empreendedor, o seu potencial de atuar junto à sociedade”.

Os recursos para a manutenção da nova incubadora são oriundos de outras empresas que atuam no Parque Tecnológico. A Inyaga é o primeiro projeto em parceria com o campus da Praia Vermelha, orgulha-se o diretor do Parque Tecnológico, professor Vicente Ferreira. “A interação do Parque com toda a universidade demonstra que ele realmente é uma parte da UFRJ”, afirma o professor.

De acordo com Ferreira, a instalação da Inyaga no Parque Tecnológico não apenas fortalece a relação com a universidade, mas “completa o ecossistema” do Parque. “O parque está no máximo do seu potencial de prestação de serviço à sociedade”, avalia. “Esse ecossistema trabalhará de forma coordenada evitando sobreposições e com colaboração entre incubadoras, mas sem perder a autonomia delas”.

A Inova UFRJ, responsável por promover a política de inovação da universidade, também está envolvida na constituição da nova incubadora. “A Inyaga dialoga com uma pauta extremamente importante e muito recente no Brasil”, observa a coordenadora Kelyane Silva. “Dialoga com a necessidade de um olhar estratégico sobre questões ambientais e sobre os desafios que a sociedade requer”.

A cerimônia de lançamento da incubadora de negócios de impacto social e ambiental será no dia 30 de maio, às 15h, na Inovateca.

Topo