facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 07 05 at 19.59.52 1Fotos: Fernando SouzaPensar, propor e propagar para a sociedade olhares diversos e generosos sobre o meio ambiente. Ele, que vem sendo tão atacado, está no centro de nossa existência. Esse é o cenário das obras lançadas pelo Fórum de Ciência e Cultura em parceria com a Editora UFRJ. Os livros “Concepções de Natureza em Humboldt, Darwin e Lévi-Strauss” e “Concepções de Natureza: Debates Contemporâneos” foram concebidos a partir de artigos e ensaios de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. A organização é da professora Christine Ruta, coordenadora do Fórum, e Mariana Contins, pós-doutoranda da unidade.
“Esse projeto nasceu na pandemia”, contou a professora Christine, na noite de autógrafos que aconteceu no dia 30 de junho, na Livraria da Travessa. “A gente quis reunir diferentes áreas para falar de meio ambiente. Muitos eventos e debates aconteceram remotamente na pandemia, mas não são revisitados. Quisemos organizar e eternizar esse material em livros”, justificou a docente.
O negacionismo científico, tão evidente nos últimos quatro anos, especialmente ao longo da pandemia, também impulsionou o desejo de aproximar a sociedade do olhar dos cientistas. “Vivemos um período em que o negacionismo estava crescendo. Era preciso que o diálogo dos pesquisadores com a sociedade também crescesse”, afirmou Mariana Contins. “Por isso, os livros têm formato de divulgação científica”.
As organizadoras reuniram sete autores de quatro áreas: Física, Ecologia, Poesia e Antropologia. São eles: Fabio Scarano, Vitória Holz, Alberto Pucheu, João Torres, Hélio Ricardo da Silva, Rômulo Barroso e José Reginaldo Santos Gonçalves. As ilustrações são da estudante Anna Sgarbi, da Escola de Belas Artes.WhatsApp Image 2023 07 05 at 20.01.17
Fernanda Ribeiro, diretora adjunta da Editora UFRJ, contou que os livros publicados pela editora são frutos de editais de fomento a publicações científicas e diálogos com a sociedade. “São ferramentas importantes, que aumentam o campo de conhecimento, propagam informação e ampliam nosso catálogo”, defendeu. “Esses editais são voltados para pesquisadores da UFRJ e de outras instituições de todo o país”.
Marcelo Jackes, diretor da editora, celebrou o momento e parabenizou os autores e as organizadoras. “Não são só livros para serem consumidos no espaço universitário. Eles são obras para o Brasil, para fora dos muros, para os jovens. São livros que têm essa proposta de dialogar com a sociedade”, afirmou. “Estou muito feliz de estar fazendo esses lançamentos e mostrando do que a universidade é capaz”.
Cada obra custa R$ 30 e está à venda na Travessa e na livraria da universidade.

Topo