facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 07 12 at 18.19.44 2Com o tema “Na reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares”, o 66º Conselho do Andes (Conad) acontece entre os próximos dias 14 e 16 de julho, em Campina Grande (PB), com organização da Associação de Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG). As plenárias ocorrerão no Centro de Eventos Rosa Tânia Barbosa de Menezes, da UFCG, em torno de três temas: Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente; Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas; e Questões Organizativas e Financeiras.
Em sua planária de abertura, no dia 14, o 66º Conad dará posse à nova diretoria do sindicato nacional, encabeçada pelo professor Gustavo Seferian (UFMG), para a gestão 2023-2025. Entre as questões de destaque a serem debatidas pelo encontro está a luta contra o famigerado Marco Temporal das terras indígenas, representado pelo projeto de lei (PL) 490, em tramitação no Congresso Nacional. Apresentado originalmente em 2007, o PL foi aprovado pela Câmara no último dia 30 de maio, sob forte lobby da bancada ruralista, e está agora no Senado. O STF também está analisando o marco temporal — o tribunal julga se a tese é ou não constitucional.
A delegação da AdUFRJ ao 66º Conad é composta pela professora Mayra Goulart (delegada) e pelos professores (observadores) Ricardo Medronho (suplente da delegada), Ana Lúcia Fernandes, Eleonora Ziller, Fernanda Vieira, Jaqueline Girão, Maria Cristina Miranda e Marinalva Oliveira.

Topo