facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

sougovTodos os servidores públicos federais, ativos ou aposentados, devem atualizar (ou validar) seus dados cadastrais no aplicativo SouGov.BR até 31 de julho. Quem não realizar o procedimento até a data não conseguirá depois acessar os serviços disponíveis pelo app, como contracheque, requerimentos ou consignações, entre outros.Será possível entrar no aplicativo, mas somente após a atualização eles voltarão a ficar liberados.
Os dados dos servidores serão utilizados para a construção de políticas públicas voltadas à gestão de pessoas na Administração Pública Federal, explica a assessoria do Ministério da Gestão. “Além disso, a conformidade das informações inseridas no sistema de gestão de pessoas mitiga riscos de pagamentos indevidos, causados por informações inconsistentes”, diz um trecho da resposta à reportagem.
Questionado sobre a razão de os aposentados — que realizam prova de vida todos os anos — também precisarem fazer a atualização, o ministério respondeu que a validação dos dados cadastrais é um procedimento diferente do processo de Prova de Vida. “Está previsto para setembro de 2023 que a prova de vida – que é condição para continuidade do pagamento do benefício – passe a ser pela plataforma SouGov.Br e a atualização cadastral facilitará esse processo”.
A validação dos dados cadastrais exclusivamente pelo SouGov.BR também evita que os aposentados precisem se deslocar até uma unidade de gestão de pessoas, com gastos próprios e dispêndio de tempo, apenas para validar ou atualizar dados de contato. “Dados esses que já estão cadastrados no sistema, mas que precisam de manutenção constante”.
Até o dia 14 de julho, já foram realizadas 15.553 (71,68%) validações cadastrais de agentes públicos na UFRJ, entre ativos e aposentados. O ministério não conseguiu fazer o levantamento detalhado entre professores até o fechamento desta edição.

Topo